Por que Roma é a cidade eterna


Em todo o mundo, Roma, nossa cidade, quando não é chamada pelo nome, é chamada de "Cidade Eterna". Como é que isso? Vamos então descobrir por que Roma é chamada de Cidade Eterna. Este nome alternativo de Roma tem sido difundido por muito tempo, entrando tanto na linguagem comum a ponto de tornar a razão e a origem deste nome aos olhos de muitos quase secundários.

Também porque para uma cidade que, com os Imperadores e com os Papas, tanto na Antiguidade como na Renascença, pela Arte ou pela Política, desde a fundação até os dias atuais sempre foi protagonista, é um apelido que se encaixa perfeitamente com a história da cidade.

 Muitas vezes, aqueles que querem saber por que Roma é chamada de Cidade Eterna, podem erroneamente pensar em uma passagem do trabalho de Marguerite Yourcenar, Memorie di Adriano.

Neste trabalho, em que o escritor francês imagina uma longa epístola do imperador Adriano, através do qual ela traça o período da Roma Antiga em que ele guiou o Império, em que em um determinado ponto tal sentença é pronunciada: "Outra Roma virá, e eu não posso imaginar o seu rosto, mas eu vou ter ajudado a formar ... Roma vai viver, Roma só perecerá com a última cidade dos homens". A frase, embora sugestiva e quanto à mão sobre a eternidade de Roma, não é a razão que explica porque Roma é chamada de Cidade Eterna. De fato, o romance de Yourcenar remonta a 1951, quando a definição de Cidade Eterna para Roma estava em uso por séculos.
Il poeta Tibullo in un dipinto del 1866 di Lawrence Alma-Tadema

Mas então, por que Roma é chamada de Cidade Eterna? O primeiro autor a falar de Roma nesses termos viveu muitos séculos antes de Yourcenar.

Este é Albio Tibullo, um poeta latino elegíaco que viveu entre 54 e 19 aC. Em seu II Livro de elegias, em V o poeta escreve os seguintes versos: "Rômulo Aeternae nondum formaverat Urbis moenia", traduzível para o italiano como "Nem Rômulo levantou os muros do Eterno Urbe".

Esta é atualmente a evidência mais antiga de Roma definida como a cidade eterna, e é, portanto, provavelmente a frase que estamos procurando, se queremos saber por que Roma é chamada de Cidade Eterna.

Leggi l'articolo in Italiano
Read this article in English
Lesen Sie diesen Artikel auf Deutsch
Прочетете тази статия на български език

Nessun commento:

Posta un commento

Info sulla Privacy