Fustuarium


O Fustuarium era uma forma de punição militar usada como execução capital na época da Roma Antiga. A palavra deriva do latim fustis, termo que designa um feixe de gravetos. Como se sabe, na época a disciplina militar era rígida e suas transgressões eram freqüentemente punidas com severos castigos corporais ou morte, o exemplo mais conhecido talvez seja a dizimação. Isso aconteceu justamente para evitar que um episódio de negligência pudesse comprometer o funcionamento de todo um corpo militar, e a punição, portanto, servia de alerta aos demais militares.
Especificamente, o fustuário consistia em deixar o condenado passar, uma vez despido, entre duas fileiras de colegas soldados que deveriam tê-lo espancado até a morte.
A punição foi aplicada principalmente aos desertores, mas também aos perpetradores de furtos dentro do campo, de perjúrio e daqueles que cometeram o mesmo delito três vezes. Além disso, o historiador grego Políbio relata que às vezes era usado contra homossexuais. Na Roma antiga, de fato, a homossexualidade era geralmente aceita, mas apenas em uma forma ativa era considerada compatível com a masculinidade. No exército, o ato sexual passivo de um homem era comparado à derrota (estupro de soldados derrotados era uma prática amplamente relatada como uma forma de humilhação do pós-guerra), e praticá-lo era visto como algo que poderia torná-lo vulnerável. o corpo de um soldado: quem consentiu em tais atos, portanto, corre o risco de incorrer em punição.
Políbio menciona essa punição no VI Livro das Histórias com o termo grego ξυλοκοπία, uma palavra que se refere precisamente a madeiras e paus (ξυλοκόπος em grego significa lenhador, por assim dizer): isso, portanto, levou alguns tradutores deste autor a traduzir a palavra com o bastinado, que, no entanto, é uma pena diferente que tem em comum com o fustuário de ter a ver com espancamento. O bastinado, na verdade, consiste em bater nas solas dos pés descalços de quem o sofre com um pau, uma bengala ou uma vara e, fato não secundário, ao contrário do fustuário, não tem por finalidade matar o pessoa que sofre. Esse esclarecimento se faz necessário pelo fato de que muitas vezes, principalmente nos textos em inglês, o fustuarium é referido como bastinado, o que tem contribuído para confundir essas duas punições corporais.
É importante mencionar o fato - típico de muitos castigos corporais romanos - de que o condenado ao fustuário era despido: ao contrário da Grécia Antiga, na Roma Antiga a roupa constituía um sinal distintivo do status social de alguém. Estar despido representava uma forma de humilhação, pois privava o condenado de seu status, razão pela qual muitas vezes ocorria em punições militares.
Não sabemos quando esse tipo de punição foi adotado pelo exército romano, mas as Histórias de Políbio referem-se ao século III-II aC, e por isso sabemos que era usado naquela época. Essa punição militar foi, com algumas variações, também reutilizada por exércitos que existiram nos séculos seguintes à Roma Antiga.

Nessun commento:

Posta un commento

Info sulla Privacy