Bastinado

O bastinado é um método de tortura que ao longo dos séculos se espalhou por muitas partes do mundo. Muitas vezes é relatado como um castigo militar generalizado na Roma Antiga, mas isso se deve a uma tradução ambígua que o leva a confundi-lo com o fustuárium, cuja natureza é muito diferente.
O bastinado consiste em bater nas solas dos pés descalços da pessoa submetida à punição com um chicote, uma vara ou um pau em geral de madeira. Essa forma de açoite com os pés é conhecida por vários nomes, começando pelo já citado bastinado (que deriva da palavra italiana bastão, bem como sua variante alemã bastonade) ao falaka turco (que em outras línguas se torna falanga ou falaqa) e o fato não é outro senão a aplicação de uma tortura difundida em todo o mundo desde tempos muito remotos com instrumentos de vários tipos em uma parte específica do corpo, como a sola dos pés.
 
bastinado piedi femminili
Pés femininos submetidos a bastinado (credit: Julian Von Bredow/Wikicommons)
 
As solas dos pés são, de fato, uma parte muito delicada do corpo, rica em terminações nervosas, e esse castigo corporal danifica principalmente a pele e o tecido muscular, tornando muitas vezes doloroso para andar e ficar de pé para aqueles que são submetidos a punições. Outra característica do bastinado é que, se não for aplicado de forma particularmente agressiva, raramente deixa marcas visíveis. Uma aplicação particularmente severa de tortura, por meio de ferramentas particularmente duras, como hastes de metal, é capaz de causar danos permanentes ao sistema músculo-esquelético, mas geralmente era usada em formas mais brandas, como veremos. Além disso, em muitos casos se somava a esse castigo corporal um fator mental, pelo fato de quem o sofre ser obrigado a ficar descalço, fato em muitos casos considerado humilhante ou degradante, pois era típico de escravos e deuses, reclusos.
As origens desse castigo corporal são muito antigas: alguns de seus possíveis testemunhos podem ser encontrados na Bíblia (especificamente nos livros de Provérbios, Levítico e Deuteronômio), o que sugere que essa prática tem origens muito distantes no tempo.
 Alguns testemunhos também falam dessa punição usada no Antigo Egito, enquanto evidências errôneas de seu uso na Roma Antiga são encontradas. Como já foi dito, aliás, uma tradução do texto grego das Histórias de Políbio indica como "bastinado" a punição muito diferente do fustuário, referindo-se ao uso de "paus" para praticar tortura. O fustuarium, de fato, consistia no espancamento (muitas vezes até a morte) do condenado por várias pessoas em todas as partes do corpo, e era aplicado de maneira particular no exército.
 
Egitto bastinado
Antichi egizi sottopongono un uomo alla punizione del bastinado
 
Na Roma Antiga, no entanto, punições corporais domésticas a escravos eram muito comuns dadas com chicotes e paus, muitas vezes semelhantes a varas, e especialmente considerando o fato de que os escravos costumavam estar descalços, devemos imaginar o quão plausível aquele bastinado foi dado a eles como punição para vários razões, mesmo na ausência de testemunhos específicos.
Nos séculos seguintes, a tortura do bastinado espalhou-se principalmente no Extremo Oriente e no Oriente Médio, onde foi particularmente utilizada, especialmente como prática punitiva disciplinar. Normalmente, a vítima era obrigada a se deitar no chão e seus pés eram amarrados a uma vara horizontal colocada em uma altura mais alta.
 
Mappa Bendery 1713
Um mapa de Bendery de 1713 mostra algumas fotos de soldados turcos com a intenção de punir um homem com o bastinado 

Os contactos (também de carácter bélico) que entre a Idade Média e os séculos seguintes envolveram o mundo árabe e a Europa levaram a um maior conhecimento e difusão deste castigo corporal, e também por isso é mencionado no Ratto dal Seraglio e na Flauta Mágica de Wolfgang Amadeus Mozart.
Em tempos mais recentes, o bastinado tem sido usado em algumas repressões violentas como forma de castigo corporal em muitos países do mundo, e ainda hoje, infelizmente, em países onde não há respeito pelos direitos humanos é um castigo corporal generalizado.
Paralelo a isso, como para muitas outras torturas do passado, é usado (obviamente de uma forma saudável, segura e consensual) como uma prática erótica de BDSM.

Nessun commento:

Posta un commento

Info sulla Privacy