Porque Roma se chama Caput Mundi



"Roma Caput Mundi" é uma frase que ouvimos muitas vezes e que significa literalmente "Roma, a capital do mundo". Mas por que Roma é chamada de Caput Mundi?

Roma, fundada em 753 aC, ao longo dos anos viu seu território se expandir, criando um dos maiores impérios que já existiram na face da terra, a ponto de se tornar, sem dúvida, uma das cidades mais importantes e influentes da história. Se quisermos saber por que Roma se chama Caput Mundi, essa premissa é obrigatória.

A razão pela qual Roma recebeu esta denominação é exatamente esta incrível influência que foi capaz de alcançar ao longo dos séculos. Mas quem disse isso exatamente, por que então essa frase pôde ser gravada ao longo dos séculos?

O primeiro a usar essa expressão foi o poeta latino Marco Anneo Lucano, que em 61 DC escreveu em seu poema Pharsalia:

"Ipsa, Caput Mundi, bellorum maxima merces, Rome capo facilis"

Que significa:

“A própria Roma, a capital do mundo, a presa de guerra mais importante, fácil de subjugar.

No entanto, também existe uma outra versão da frase Roma Caput Mundi, ou Roma Caput Orbis, cujo significado é Roma a capital do mundo. O primeiro a mencioná-lo nesse sentido é o poeta Publio Ovidio Nasone, que já o havia escrito antes de Lucano, em 14 aC, em seus Amores. O texto de Ovídio é o seguinte:

"Tityrus et fruges Aeneiaque arma legentur, Roma triumphanti dum caput orbit erit"

Esta frase pode ser traduzida como: “Titiro e as colheitas e armas de Enéias serão lidas até que Roma seja a capital do mundo subjugado”.

Portanto, se você quer saber por que Roma se chama Caput Mundi, a resposta está precisamente na grandeza de seu império e na influência que a cidade conquistou ao longo dos séculos. Por isso, a frase foi tomada como exemplo em muitos casos por dirigentes e personalidades que queriam recordar a grandeza de Roma. O imperador Frederico Barbarossa, por exemplo, tinha em seu selo o lema "Roma Caput Urbi regia orbis freios rotondi".

Read the article in English

Nessun commento:

Posta un commento

Info sulla Privacy